IFÁ é a sabedoria de Deus Todo-Poderoso.

 



Os Iorubas acreditam que o Todo-Poderoso enviou Ifa do céu para restaurar o mundo com sua sabedoria. A sabedoria, conhecimento e compreensão que o Todo-Poderoso deu a Ifa resultou na colocação deste em uma posição elevada entre as sociedades na terra Iorubá. "A-kére-finu-sogbon" (até o estomago é repositório de Sabedoria) é o poema de exaltação a Ifá. Orunmila é o representante de Ifa em todas as coisas, tanto no Céu quanto na Terra. A crença Iorubé é de que uma vez, Orunmila viveu na Terra por muito tempo antes de retornar ao Céu. Quando Orunmila estava no mundo, Ele morou por muito tempo em Ilê-Ifé. Mas durante essa existência terrena, Orunmila ia ao Céu, sempre que o Todo-Poderoso o chamava. É por isso que Orunmila Ifá é tão popular.

A história nos conta que Orunmila gerou oito filhos durante sua vida. Um dia, um desses filhos causou um grande aborrecimento a Orunmilá que resolveu ir para os Céu e de lá não mais voltar. Porém antes de partir ele legou aos seus oito filos, um sistema através do qual poderiam consultá-lo. Esse sistema é composto por dezesseis sementes de Ikin (uma espécie de Amêndoa). Esse sistema formado por dezesseis unidades geomânticas, denominado merindilogun, ou 16 em língua Iorubá. Esse método de consulta a Ifá está em uso ainda hoje.

 

References:

1. Orunmila; https://sk.sagepub.com/reference/africanreligion/n318.xml (Accessed on March 1, 2023).

2. Orunmiila, the Spirit of Wisdom https://www.facebook.com/216340375461624/photos/a.333330443762616/556583828103942/?type=3 (Accessed on March 1, 2023).

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Clã Nagô-Vodun Sakpata-Azansù

A Primeira Cartilha de Liturgia Jeje Savalu do Candomblé da Bahia

A Liturgia Vodun e o Candomblé Jeje da Bahia