Ògún, o Deus da guerra, é o novo Livro Songbook depois de Exu



 

No dia 1º de outubro, primeira terça-feira do mês, às 18:00, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o IGHB, será lançado o Livro-Songbook “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε, o segundo de uma coleção de livros de um segmento inédito na literatura litúrgica das religiões de matriz africana (o primeiro livro foi “ EXU: Èṣù Ẹlẹgbára Vɔdun Lεgbà”, lançado no dia 8 de agosto do ano passado no mesmo IGHB). O aludido ineditismo da série de trabalhos em desenvolvimento, está na abordagem dos temas, por conta do “Projeto Nagô-Vodun, uma Ponte entre dois Continente”, concebido pelo “Núcleo de Pesquisa e Documentação do Legado Imaterial Afro-ocidental na Bahia – NUPE”, fundado por um grupo de professores do Centro Universitário Estácio da Bahia – Estácio FIB. O referido projeto se pauta pelo resgate de textos e cânticos litúrgicos originais, entoados nos Candomblés Jeje e Nagô (Iorubá), principalmente nas línguas: Iorubá (èdè Yorùbá) e língua Fon (Fɔngbè). O Mawo Adelson de Brito diz: “A ideia é publicar 16 mais 1 obras resgatando (EXU foi o primeiro livro...agora veio OGUN..e próximo será OXÓSSI, e por ai vamos...) e registrando as liturgias básicas das religiões de matriz africana oriundas da Costa Ocidental da África, como uma forma de luta contra a intolerância e a discriminação. Precisamos mostrar que essas religiões têm estruturas de culto a Panteões Divinizados como quaisquer outras praticadas no ocidente...”  
Na visão desse Sacerdote do Culto Nagô-Vodun e de seus seguidores, “a academia e as ciências ocidentais, dispensam um tratamento diferenciadamente inferior às peças imateriais litúrgicas a nós legadas pelos nossos antepassados africanos, povos que vieram da grande região do Golfo do Benin, durante o infame período escravista vivido no Brasil... O que para a ciência e a academia oficial é ‘ folclore’ para nós é religião...”.
O Mawo Adelson, é o autor de ambas as obras aqui citadas.
Com capa e ilustrações de Hugo Canuto (Conto dos Orixás) , e Henrique Brito (um dos fundadores do NUPE, junto com o Professor Adelson de Brito, o Mawo Adelson, e autor dos projetos gráficos, tanto do livro "Exu Elebara é Vodun Legba, quanto do presente livro), ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε, seguindo o modelo bem-sucedido adotado no livro de EXU, contextualiza cânticos, louvores, orações a Ògún, o Orixá do ferro, da guerra e da agricultura dos nossos irmãos iorubás e dos nossos ancestrais nagôs, assim como também o faz em relação ao Vodun , Deus dos metais fundidos no interior dos vulcões e adorado pelos nossos ancestrais fon (mais conhecido como Jeje).  A novidade é a inclusão do Inquice Nkosi na história de Ògún e de , segundo o autor, por inspiração do próprio Orixá, que o levou a uma Feijoada de Ogun, na qual recebeu uma “revelação” de que o referido Inquice deveria figurar como parte dessa obra.

 

Título da obra: “ÒGÚN: Ogun OniIre Alákoro, Gù alágbεdε,

Autor: Mawó Adelson de Brito

Lançamento: Dia 1º de outubro de 2019 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia IGHB

Endereço: Praça da Piedade, Av. Joana Angélica, 43 - Nazaré, Salvador - BA, Informações. WhatsApp (71) 9349-5190

Comentários

  1. Por favor ne informe como adquirir essa ibra..grata Terezinha Juraci.
    Wats 051 999552275

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Clã Nagô-Vodun Sakpata-Azansù

A Primeira Cartilha de Liturgia Jeje Savalu do Candomblé da Bahia

A Liturgia Vodun e o Candomblé Jeje da Bahia