O Araba Agbaye visita a Bahia, Capital Iorubana das Américas




O tojo meta! (quanto tempo hein?)
jẹ́ ki a gbà Araba Agbaye, káàbọ̀ (vamos dar as boas vindas ao Araba Agbaye) 
 Ẹ̀yà Yorùbá jẹ́  ọ̀kan lára ẹ̀yà ti ó gbajúgbajà ni  orílẹ̀-èdè Nàijíríà, wọ́n sì tàn ká àwọn orílẹ̀-èdè mìíran ni apá Ìwọ̀-Oòrún Adúláwọ̀ bi Ilẹ́ Olóminira Benin, Togo, Cote d´Ivoire àti Sierra Leone. Ni orílẹ̀-èdè Brazil Cuba, Haiti, Venezuela àti Trinidad àti Tobago, ẹ̀yà Yorùbá wà níbẹ̀ lónìí bi ó tilẹ̀ jẹ́ pé Ìpèdè ẹ̀sin ni ẹ̀ka Yorùbá wọn ti hàn jù nítorí pé pupọ̀  òrìṣà  Ilẹ̀ Yorùbá ti á ń bọ lónìí náà wọn ń bọ


Tradução


Os iorubas constituem um dos grupos étnicos mais importantes da Nigéria e se espalhou para outras partes da África Ocidental, como República do Benin, Togo, Costa do Marfim e Serra Leoa. No Brasil, Cuba, Haiti, Venezuela e Trinidad e Tobago, hoje existem descendentes iorubas e (por conta disso) a língua iorubá se torna mais proeminente porque muitos deuses iorubas são adorados nesses países nos dias de hoje.

A Bahia receberá no próximo dia 23 de setembro, a visita oficial religiosa de Sua Eminência Espiritual, o Araba Agbaye, Dr. Owolabi Awodotun Aworeni Makoranwale II.
O Pontífice e sua Comitiva, deverão desembarcar no Aeroporto da nossa capital pela parte da manhã, em horário ainda não confirmado, e ali mesmo já cumprirá o seu primeiro compromisso oficial recebendo as boas vindas de uma Comissão Especial formada por representantes governamentais e autoridades das religiões de matriz africana.
Sua Eminência Espiritual Dr. Owolabi Awodotun Aworeni Makoranwale II, é um religioso pertencente a uma linhagem eminente de sacerdotes de Ifá da cidade legendária de Ile-Ifé, no Estado de Oxum, Nigéria, e é, atualmente, o líder máximo de todos os Babalaôs e sacerdotes de Ifá (categoria na qual se incluem os sacerdotes e sacerdotisas do Candomblé da Bahia e, por extensão, do Brasil) em todo mundo.
O atual Pontífice, Dr, Owlabi, foi eleito Araba Agbaye (título que significa “o mais notório entre todos do mundo inteiro”) após a passagem para o Ọrun (falecimento) de Sua Eminência Espiritual o Dr. Adisa Aworeni Awoyemi.
Sua evidencia como profundo conhecedor do Awo (Mistérios do Oráculo Ifá) começou a ganhar destaque em dezembro de 2013, quando ele se qualificou como membro do Awo Olodumerindinlogun (Segredo profundo do Oráculo Merindinlogun, o qual aqui em nossa Terra Bahia está resumido ao jogo de búzios) e foi, por conta desse destaque, instalado como Olori Iwarefa (Chefe Líder do Culto a Ifá).
No dia 7 de abril de 2018 Ele foi outorgado como o novo Afedigba Awo Olodumerindinlogun devido à morte do Afedigba e Baale Ile Oke-Itase, Pa Olujide Omopariola.
Desde então, Ele tem viajado para diferentes partes do mundo, estendendo as fronteiras do conhecimento de Ifá em países com a Venezuela, o México, a Itália, os EUA, o Reino Unido, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e Cuba, dentre outros, e agora vem ao Brasil.
Esclarecendo novamente que o nosso Candomblé é um fragmento importantíssimo do Ifa, e sendo por conta dessa característica o nosso Estado da Bahia, nas palavras da saudosa Ialorixá Eugenia Ana dos Santos (1869 – 1938,nossa Mãe Aninha, fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá) a “Roma Negra”, nós da Comissão de Trabalho para a Visita do Araba Agbaye 2019, julgamos incontornável a inclusão da nossa Terra no roteiro da Peregrinação desse importante Pontífice das nossas Religiões Negras.
Pedimos a colaboração de todos para o melhor brilhantismo desse evento,
Odabọ̀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Clã Nagô-Vodun Sakpata-Azansù

A Primeira Cartilha de Liturgia Jeje Savalu do Candomblé da Bahia

A Liturgia Vodun e o Candomblé Jeje da Bahia